Uma das características do reforço escolar é contribuir, de forma direta, para a melhora do rendimento nos estudos. A proposta, portanto, não é repetir as explicações do conteúdo ministrado em sala de aula, mas perceber quais são as dificuldades do aluno e, a partir disso, trabalhar para ajudá-lo na evolução do aprendizado.
O reforço escolar é um recurso extra de estudo voltado para ajudar estudantes da educação básica, de diferentes faixas etárias, que apresentam dificuldades de compreensão das disciplinas ministradas na escola. O ensino de reforço é realizado em horário oposto ao turno das aulas regulares em que o estudante está matriculado.
• Prática de exercícios;
• Leitura de conteúdos;
• Revisão de assuntos;
• Tarefas específicas, entre outras atividades.
A proposta dessa ferramenta é trabalhar de forma direta na compreensão do conteúdo que o aluno tem dificuldade. Ao supor que a criança apresenta bom desempenho nas disciplinas de Português e Redação, mas em Matemática as notas ficam abaixo da média. Nesse caso, as aulas serão promovidas de modo a solucionar dúvidas específicas dessa última área.
O reforço escolar traz diferentes benefícios às crianças. A importância desta ferramenta consiste, principalmente, por servir de apoio para absorver conteúdos apresentados nas aulas regulares. Além disso, contempla as limitações do aluno, diferente da escola onde o professor precisa dividir a atenção com uma classe inteira.
E, por falar em classe, a comunicação direta é outra vantagem do reforço escolar. O professor de reforço pode estabelecer um diálogo específico que leva em consideração a individualidade do estudante. A metodologia de ensino também pode ser personalizada, com abordagens que facilitam o entendimento do conteúdo.